Sabe o que fazer quando tem a seu encargo um cachorro orfão?

08-08-2013 20:11

Assim que nascem, os cachorros procuram espontaneamente a mama da mãe para beber o colostro. O colostro é um líquido secretado pela glandula mamária (o primeiro leite) e é rico em proteínas, energia e anticorpos, protegendo o cachorro contra as doenças. A ingestão do colostro deve realizar-se até às 36h de vida para que haja uma correta absorção intestinal de anticorpos.

Os cachorros devem ser mantidos com a mãe, no mínimo até aos 45 dias de vida (1,5 meses). Se por algum motivo este periodo não puder ser respeitado (morte, rejeição, abandono, etc), uma série de cuidados devem ser tomados para manter a saúde e imunidade dos filhotes.

Cuidados nos primeiros 14 dias

Nos primeiros 14 dias os cachorrinhos ainda têm os olhos fechados e não têm capacidade para se aquecer. Durante este periodo os cachorrinhos deverão ser mantidos num ambiente limpo e seco e a colocação de uma lâmpada ou de uma botija de água morna poderá ajuda-los a manter uma temperatura corporal adequada. Deve ser fornecido leite de substituição adaptado à espécie canina. Durante este periodo os cachorrinhos deverão mamar entre 8 a 10 vezes por dia, aproximadamente a cada 3h. Deve-se ainda estimular a região perineal do cachorro com um pano quente humedecido a fim de os encorajar a urinar e defecar.

Cuidados entre os 15 e os 20 dias

Na 3ª semana de vida os cachorrinhos já têm os olhos abertos, no entanto, continuam a necessitar dos mesmos cuidados, podendo ficar alguns minutos fora do seu ambiente protetor para desenvolverem as suas capacidades motoras.

Cuidados entre os 20 e os 45 dias

Neste periodo os filhotes começam a andar e os dentes começam a nascer. Pode-se começar a introduzir alimento húmido para cachorro (diluido na proporção de 1:1 o alimento humido [1 porção de água por 1 porção de alimento húmido] ou de 3:1 o alimento seco [3 porções de água por 1 porção de alimento seco]) e intercalando com o leite de substituição. Nesta fase, os cachorros começam a adquirir capacidades para se aquecerem sozinhos e já podem sair do seu ambiente protetor durante mais tempo, no entanto, não é recomendável que saia à rua sem que seja realizada a sua vacinação (inicio às 6 semanas).